15JUL
2015

Clínica Adriana Vidal Schmidt

 

A cliente tinha o sonho de ter uma clínica maior, para atender as suas necessidades que foram crescendo em função do grande número de pacientes e das palestras ministradas por ela.

Quando  procurou a FACTUS ARQUITETURA, já tinha o imóvel, que consistia em duas salas comerciais no Edifício Office Life., enm Curitiba, no bairoro Ecovile.

A proposta do edifício é de salas com planta livre, sem paredes divisórias, onde somente as instalações sanitárias são fixas, de forma a possibilitar diferentes configurações de plantas de acordo com as necessidades de uso.

Desta forma, foi possível separar, nas duas salas, os ambientes de usos diversos, de acordo com as necessidades apresentadas pela cliente. A clínica foi separada em um setor de atendimento, com recepção, espera, administração e instalações sanitárias para os pacientes; e um outro setor médico e de serviço, com as salas da Dra. e de procedimentos, assim como copa para os funcionários, expurgo e depósito de materiais de limpeza.

Com o projeto aprovado e as chaves em mãos, no início do ano de 2013 demos início aos projetos finais  , e as obras puderam ser iniciadas em junho de 2013 e finalizadas em novembro de 2013 para a grande inauguração.

Um dos principais desafios foi o de organizar o layout com todos os ambientes solicitados pela cliente. Outro desafio foi o de adequar os projetos ao regimento interno do condomínio para que fossem aprovados e executados com agilidade.

                A sala De consultas principal é onde se tem a melhor vista da região. A mesa, destaque nesse ambiente, adota a mesma linguagem utilizada na bancada da recepção. O formato curvo do tampo em Mármore Branco paranás é sustentado, de forma leve, pela estrutura em MDF a qual recebeu um acabamento em laca acetinada em tonalidade off white. Uma das necessidades da cliente era de espaço de armazenamento, que foi atendida com uma pequena bancada sob a janela e armários verticais com aplicação de espelhos na porta, que ampliam o espaço. A lareira elétrica é um detalhe embutido no painel em mármore (o mesmo da mesa), que também recebeu um televisor onde a cliente pode apresentar detalhes de procedimentos ou eventos dos quais participa aos seus pacientes.

                Uma das necessidades trazidas pela cliente era a de um ambiente de espera que fosse separado da recepção, para que os pacientes que tivessem passado por algum procedimento pudessem ficar em observação. Desta forma foi criada a “Espera VIP”, que consiste em um ambiente com cadeiras confortáveis, iluminação acolhedora e paleta de cores neutras e tons de azul. O aparelho televisor foi fixado no painel com acabamento em laca acetinada que divide o ambiente com a recepção.

                Na recepção, o conjunto formado pela mesa curva, o painel divisória em mármore branco paraná e o revestimento Duna , chama atenção pela composição harmônica que mescla formas orgânicas e retas. A paleta de cores utilizada nos materiais, de tons neutros, variando entre o branco e o off white criam, juntamente com a iluminação, uma atmosfera ao mesmo tempo profissional e acolhedora.